fbpx

5 técnicas incríveis para tirar borra de café do sofá

A borra do café é rica em antioxidantes e reúne uma série de utilidades. Entre elas, podemos citar a esfoliação da pele, a elaboração de máscaras de combate à acne e olheiras, até a ação eficaz contra celulites e estrias.
No entanto, apesar dos inúmeros benefícios para o corpo, a borra de café pode manchar os tecidos, caso venha a cair sobre lençóis ou no sofá. Se você quiser usar esse material sem receios, vale a pena aprender 5 truques fáceis que vão te ajudar a remover as manchas, acompanhe:
1. Detergente com água no local
As soluções mais simples geralmente são as que funcionam melhor. Se você se descuidou e deixou a borra de café cair no estofado, não entre em pânico. Coloque em um recipiente: uma colher de sopa de detergente líquido e incolor, mais duas xícaras de água.
Em seguida, misture tudo e aplique na área, com a ajuda de um pano limpo. Esfregue delicadamente até que a mancha se dissolva. Então, com uma esponja molhada, enxágue delicadamente até remover todo o detergente.
2. Aplique água quente para tirar manchas de borra de café
Outra dica que serve para extrair as marcas no tecido, assim que o acidente vier a ocorrer, é aplicar água quente no local. Aqueça o líquido até quase ferver. Após tirar a parte sólida da borra de café, derrame cuidadosamente a água sobre a região. Isso garante que a mancha desapareça antes de secar e se tornar permanente.
3. Experimente o uso de bicarbonato de sódio
Se o estofado for branco ou muito claro, uma boa dica é usar bicarbonato de sódio para retirar as marcas escuras.
Para isso, faça uma mistura pastosa de bicarbonato com água. Esfregue sobre a mancha e espere em torno de 5 a 10 minutos. Depois, enxágue. Caso ainda não tenha saído, repita o processo mais uma vez.
4. Retire as manchas antigas com vinagre branco e álcool
Pode acontecer de você não ver ou não conseguir remover a marca no exato momento. Pegue um pano e umedeça com álcool ou vinagre branco. Deixe agir sobre a mancha por alguns minutos e então esfregue até remover.
Outra dica é fazer uma solução de água com vinagre (uma colher de sobremesa para cada xícara) e usar uma esponja limpa para esfregar o local. Em seguida, remova o excesso com um pano molhado. Se o tecido for colorido, é melhor evitar essa técnica, pois a cor pode desbotar.
5. Limpe a mancha com gelo
Se você sujou seu sofá com borra de café, passar gelo na área pode ser uma solução. Pegue na geladeira um cubo de gelo e esfregue sobre a superfície danificada de maneira cuidadosa. Isso faz com que o café vá se dissolvendo. Eventualmente, a mancha desaparece por completo.
É importante dizer que, quanto mais cedo você agir para tirar a mancha de borra de café, mais facilmente ela poderá sair. Por isso, procure solucionar o problema o mais rapidamente possível. Depois que o café seca, o dano é muito mais complicado de ser sanado.
Já utilizou alguma dessas técnicas?