fbpx

Como acabar com o mofo

O mofo é formado por diferentes tipos de fungos que se desenvolvem em ambientes úmidos. Ele pode ser facilmente reconhecido por meio de manchas pretas e nas superfícies do teto e das paredes.

Ao se proliferarem em um espaço úmido, estes fungos trazem alguns problemas respiratórios e alérgicos para quem vive no ambiente. Os especialistas dizem que existem alguns tipos que podem causar inflamação pulmonar, que pode ser prejudicial, principalmente, para idosos e crianças. Além disso, pode causar doenças de pele como dermatite atópica.

Como evitar a proliferação do mofo

Há diversas receitas caseiras para impedir o aparecimento de mofo, porém, o mais recomendado é deixar o ambiente arejado, mesmo que a casa fique fechada o dia inteiro, recomenda-se arejar o máximo possível.
Uma dica valiosa é o giz de quadro negro, pois ele auxilia no controle da umidade. Pode colocá-lo em locais estratégicos, como dentro do guarda-roupa e armário de cozinha.

Uma alternativa que tem sido recorrente neste tipo de problema é o uso de desumidificador de ar, que tem a função de ajudar a circular o ar dentro do cômodo. Realizar uma limpeza e higienização profissional periodicamente no estofado também ajudam a conter o mofo nas extremidades, principalmente se a casa passa parte do dia fechada.