Muitos profissionais evitam esses tipos de tecidos, com receio de que a proteção não fique adequada ou que o tecido manche. O grande problema é que o tecido de suede e os tecidos camurça são os tecidos mais vendidos para utilização em sofás e poltronas no Brasil.
Qual o motivo do medo de impermeabilizar suede?
A característica comum dos tecidos de camurça e suede é a penugem da superfície. A direção desses fios pode ser de um lado para o outro, de cima para baixo, e geralmente essa mudança muda um pouco a cor. Portanto, esses tecidos requerem cuidados extras para terem um desempenho perfeito à prova d’água. O objetivo exato do cuidado é fazer com que o impermeabilizante toque todos os lados para baixo.
Outro aspecto extremamente sensível é a coloração dos tecidos de camurça. A grande maioria é muito sensível a solventes à base de petróleo comumente usados para impermeabilização à base de solvente. Isso fará com que a tinta se desgaste e cause danos irreversíveis ao sofá. Quando isso acontecer, só trocando o tecido para corrigir.
Como devo proteger tecido suede?
O tecido de camurça e suede não é muito absorvente. Portanto, devem ser direcionados de 2 a 3 aplicações, cada uma em uma orientação diferente. Como o tecido não consegue absorver totalmente o impermeável, você notará que parte dele ficará na superfície, dando a impressão que há alguma barreira que não deixa o produto penetrar.
Contudo, espalhando o produto de modo orientado, “penteando” as cerdas do sofá de cima para baixo, da esquerda para a direita, até ter total uniformidade, garantimos que todas as faces dessas cerdas sejam tocadas pelo impermeabilizante. A consequência é uma proteção perfeita após o tempo de secagem do produto.
Precisa impermeabilizar seu sofá de suede, camurça ou veludo? Entre em contato com a CleanFor!