fbpx

Saiba como livrar sua casa dos ácaros e fungos

Os nossos hábitos de limpeza podem transformar uma casa em um lugar bastante propício para a transmissão de doenças. Segundo uma pesquisa realizada pelo Conselho Global de Higiene, o rejunte do banheiro está em primeiro lugar como criadouro de fungos e ácaros, seguido do interior da geladeira, cômodos, mobílias e estofados.
Para evitar a proliferação de ácaros e fungos em matérias têxteis – como em: cortinas, tapetes,almofadas, estofados e bichinhos de pelúcia, por exemplo – Devemos manter higienizados e tratados com produtos acaricidas que além de matar os ácaros promovem uma ação repelente nos tecidos.
Para ambientes pequenos (armários, sapateiras, gavetas etc), existe um aparelhinho elétrico que retira toda a umidade. Já para ambientes maiores existem outros desumidificadores que retiram até doze litros de água por dia do local.
Evite tirar a poeira de superfícies lisas com espanador, que apenas muda o pó de lugar. O ideal é usar um pano úmido.
O uso de aspiradores comuns deve ser evitado na casa de pessoas alérgicas, pois os filtros não são capazes de reter a poeira mais fina que contém os restos dos ácaros, principais causadores de alergias. As partículas são tão pequenas e leves que podem se manter no ar por horas após o uso do aspirador.
Durante a limpeza da casa, principalmente de armários, é recomendado o uso de máscaras contra pó.
O ar condicionado pode ser um grande vilão da casa. Se os filtros não forem limpos adequadamente, ele pode abrigar uma cultura de ácaros e fungos que se espalham no ambiente sempre que o aparelho for ligado. Lavar os filtros com uma solução fungicida que garante uma boa limpeza.
Para eliminar manchas de mofo das paredes e limpar peças de couro atacadas por fungos, soluções fungicidas também são eficientes.
Evite guardar os produtos de higiene e beleza em locais com incidência direta de luz e calor. Isto pode diminuir a estabilidade e validade dos produtos, favorecendo o aparecimento de micro-organismos que prejudicam a pele, podendo causar alergias, irritação, coceira e até mesmo acne.
Higienize os estofados duas vezes ao ano com empresas especialistas. Isso irá garantir um ambiente livre de ácaros e fungos e uma saúde melhor.